Como limpar os ouvidos da forma correta?
- Luis Felipe Ortega Ventura
- 18 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Certamente você já ouviu dizer que não é correto utilizar hastes flexíveis para a limpeza dos ouvidos, devido aos riscos de ocasionar o ferimento do tímpano, além de outros problemas como o fato destas hastes empurrarem a cera para o fundo do canal auditivo.

Figura 1: Fonte Revista Encontro. https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2016/03/nunca-coloquecotonete-dentro-do-ouvido.html
Você sabia que a cera tem a função de formar uma barreira física de proteção aos ouvidos e à sua audição?
Ela tem ação antifúngica e antibacteriana, o que evita a entrada de umidade e agentes externos que possam causar algum prejuízo ao órgão da audição. Algumas pessoas podem apresentar uma produção excessiva de cerume, causando prejuízos como dores, desconforto e dificuldade para ouvir. Nesses casos, o mais indicado é procurar um médico otorrinolaringologista para que ele possa avaliar se é necessário ou não retirar a cera de ouvido.
Você deve estar se perguntando: “Como posso manter a limpeza e higiene dos meus ouvidos sem causar nenhum risco à minha audição?”
A forma correta se limpar os ouvidos é utilizando uma toalha ou gaze seca, passando na parte externa da orelha e na entrada do canal auditivo somente até onde seu dedo alcançar. Lembrando que se você perceber qualquer alteração no ouvido, recomendamos que procure um médico otorrinolaringologista. Ele poderá avaliar e tratar disfunções relacionadas ao órgão da audição.
Commentaires